quarta-feira, 18 de março de 2015

Como Manter suas Promessas - Faça a Coisa Certa

As promessas são quebradas tão facilmente quanto são feitas.



Eis aqui 3 passos para tornar você uma pessoa de palavra.

  1. Faça promessas que você possa cumprir - Pense antes de falar. se você tem alguma dúvida de que será capaz de manter a promessa, não prometa.
  2. Lembre-se da pessoa a quem prometeu - O próprio Deus ficaria magoado se os israelitas quebrassem seus votos. Quando você é tentado a não guardar uma promessa, lembre-se que Deus, ou você, ou a outra pessoa -ou todos os três- serão magoados.
  3. Peça força a Deus - Quando Deus nos dá ordens também nos dá o poder para obedecê-las. Deus sabia que seria difícil para você manter a palavra, por isso Ele está sempre pronto a dar a ajuda de que você precisa para ficar forte.
Leia Números 30.1-2

terça-feira, 17 de março de 2015

Porque Sofremos? - Juliano Son

 .

Uma amiga minha, a Nanda, me indicou esse vídeo que responde a uma pergunta frequente: "se Deus nos ama, por que sofremos?". É meio longo, mas vale a pena!! Não se esqueça de comentar.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Jesus Cristo

"No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era deus." João 1.1
O deus-homem, veio buscar e salvar o que havia se perdido. Ele é o único caminho, a exclusiva verdade e a vida abundante de Deus.
Ele, que por natureza era Deus, não quis agarrar-se a esse direito de ser igual a Deus. Pelo contrário, privou-se do que era seu e tomou a condição de escravo, tornando-se igual aos homens. E, vivendo como homem" Filipenses 2.6,7
Jesus como homem:

  • sentiu fome, sede, sono, cansaço, dor, tristeza,indignação;
  • teve mãe e irmãos;
  • experimentou a morte.
Jesus como Deus:

  • afirmou ser igual ao Pai;
  • perdoou pecados;
  • foi o cumprimento das Escrituras;
  • Eterno;
  • Onisciente;
  • Criador;
  • Senhor;
  • Salvador.
"Em primeiro lugar, transmiti-vos aquilo que eu próprio tinha recebido: Cristo morreu pelos nossos pecados, conforme o que está na Sagrada Escritura. Foi sepultado e, no terceiro dia, ressuscitou, como também está na Sagrada Escritura. Apareceu a Pedro e, a seguir, ao grupo dos doze. Apareceu depois a mais de quinhentos irmãos de uma só vez. A maior parte deles ainda vive, mas alguns já morreram." 1Coríntios 15.3-6

Caminhos percorridos pela humanidade carente de Jesus:

  1. O caminho da incredulidade: é marcado por uma descrença profunda, onde se nega a existência de Jesus.
  2.  O caminho da religião: tem levado inúmeras pessoas à perdição. Se o ditado popular de que "toda religião é boa e que todo caminho leva-nos a Deus" fosse verdade, significaria dizer que "existem milhares caminhos alternativos e diferentes para o homem chegar até Deus.
  3. O caminho da autoajuda: Valoriza a auto suficiência do homem, elevando o seu ego ao centro das atenções, ignorando o fato de que o homem é instável, frágil, limitado e pecador.
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida, respondeu Jesus. Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim." João 14.6
Jesus é o Filho de Deus. Sua mensagem e vida, sua autoridade e poder, bem como sua morte e ressurreição, serviram-nos não só como exemplo, mas como prova de sua divindade.

"O Filho alcançou-nos a redenção e o perdão dos nossos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível: nascido do Pai antes da criação do mundo. Foi por ele que Deus criou tudo o que existe no Céu e na Terra, o que se vê e o que não se vê, as forças espirituais, os domínios, as autoridades e os poderes. Foi por ele e para ele que Deus criou tudo. Já existia antes de tudo e é ele que dá consistência a tudo o que existe." Colossensses 1.14-17

Quando entregamos nossa vida cristo e experimentamos o novo nascimento, Cristo é entronizado e estabelecido Mestre, Senhor, Salvador e Rei de nossas vidas. Não devemos tratar Jesus somente com títulos honrosos, mas sim seguir seus ensinos e obedecer aos seus mandamentos. Que Cristo reine em sua vida, sobre você e através de você. Ame-o intensamente e siga-o radicalmente.
"Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática pode comparar-se ao homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu muita chuva, vieram as cheias e os ventos sopraram com força contra aquela casa. Mas ela não caiu, porque os seus alicerces estavam assentes na rocha. Porém, aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática pode comparar-se ao homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu muita chuva, vieram as cheias e os ventos sopraram com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou arruinada." Mateus 7.24-27
Leia Mateus 1.18-25; 16.13-16


quarta-feira, 11 de março de 2015

Pecado

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto." Salmos 32.1



Deus não é o autor ou responsável pelo pecado, pois Ele é Santo e a ninguém tenta. Segundo as Escrituras, o pecado teve origem em Lúcifer, um querubim que vivia na presença de Deus, que resolveu , por orgulho, rebelar-se contra o Altíssimo (Isaías 14.12-15). Noque diz respeito à raça humana, o pecado teve início com Eva e Adão, no jardim do Éden.Eles decidiram fazer a escolha errada: desobedecer a Deus. E com isso tiveram que arcar com as consequências. o pecado de Adão e Eva decorreu de um processo de negociação, na qual a mentira de Satanás estava sendo oferecida em troca da verdade de Deus.
"Pecar é rebelar-se contra a vontade do Senhor é desobediência."
Como você pode perceber, o pecado não foi apenas um pequeno acidente, ao contrário, foi a maior tragédia da história da humanidade.


Ao olharmos as Escrituras, somos confrontados por uma verdade que afirma que a causa de odos os males foi e é o pecado. O pecado é como uma doença contagiosa que alcança e destrói todo nosso ser, afeta nosso corpo, mente, emoções e nossos relacionamentos (com Deus e com o próximo). "Nós somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores."
"Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras." Marcos 7.21-23
"Continue matando o pecado ou ele o matará."



Quem brinca com fogo acaba se queimando - Algumas pessoas cismam em continuar brincando de pecar pensando que nunca serão queimadas ou destruídas pelo fogo destruidor do pecado. O pecado é algo sério, grave e mortal, não faz bem para a saúde física nem tão pouco para a espiritual. O pecado nos dá prazer, traz sensação de liberdade e autonomia, e no final das contas, mata-nos sem dó nem piedade. Submeta-se a Deus e resista o Diabo na fé, não permita que sua carne o domine, ande no Espírito para a Glória de Deus.
Leia Gênesis 3.1-11

sábado, 7 de março de 2015

Como lidar com os Imprevistos? - Faça a Coisa Certa

Coisas ruins acontecem a quase todo mudo. Talvez você tenha tido algo roubado na escola; quem sabe, foi cortado do time, ou foi ferido, ou ficou seriamente enfermo; ou então, um amigo mudou-se para longe. Infortúnios como estes podem ser muito desanimadores.



Veja como lidar com um imprevisto do modo como fez José.
  1. Aceite - Quando você enfrentar um revés, não lamente nem reclame, mas aceite a situação. Não fique sentindo pena de si mesmo. Desejar que as coisas fossem diferentes não irá mudá-las, absolutamente. Lembre-se de que Deus está a par de sua nova situação, e Ele deseja ajudar você a aceitá-la e mudá-la.
  2.  Dê o seu melhor - Ainda que você não possa resolver o seu problema, ou mudar a situação, faça o melhor que puder. Dando pequenos passos, você começa a fazer progresso. Confie em Deus e dê o seu melhor.
  3.   Não desista - Não fique desencorajado com a falta de progresso. Nunca perca a esperança. As únicas pessoas que superam dificuldades e reverses são aqueles que não desistem.
Leia Gênesis 39.19-23

quinta-feira, 5 de março de 2015

Como Apaziguar Discussões - Faça a Coisa Certa

Abraão (Abrão) tinha muitas disputas a apaziguar. De fato, uma vez, a discussão foi tão séria que tiveram de se separar de seu sobrinho Ló, bem como da família e dos empregados dele. Os homens de Abraão estavam lutando com os homens de Ló por causa dos pastos para os bois e as ovelhas. Havia gado demais para que a terra os comportasse. Abraão decidiu conversar com Ló sobre o caso, e eles resolveram o problema. 



Veja o que você pode aprender com Abraão.

  1. Seja o primeiro - Outros podem ser o primeiro a começar a contenda, mas você deve ser o primeiro a abrir caminho para a solução.
  2. Seja o último - Ás vezes, você encontrará um modo de dividir igualmente. Contudo, mesmo que o caso signifique não conseguir o que você desejava, esteja disposto a escolher por último
  3. Esteja em paz - Você poderá ser o pacificador em sua família, em vez de um encrenqueiro.
Leia Gênesis 13.1-18

segunda-feira, 2 de março de 2015

Como Resistir à Tentação - Faça a Coisa Certa

Uma tentação é algo que faz você desejar o que é errado. A tentação deve ser resistida. O único problema é que a tentação pode ser muito atraente!
Não é pecado ser tentado, mas é errado ceder à tentação. Assim como Eva deveria ter resistido à tentação, você também deve resistir às tentações que enfrenta a cada dia.


Passos para resistir à tentação:
  1. Orar - Lembre-se de que você não é forte o suficiente para resistir sozinho a todas as tentações. Quando se sentir tentar a fazer algo errado, ore pedindo ajuda a Deus.
  2. Diga não - Diga não quando alguém lhe disser para fazer algo errado. Se for necessário, diga em alto e bom som, quantas vezes for preciso.
  3. Corra - Sempre que possível, afaste-se de alguém que está tentando levar você a fazer algo errado. Retire-se das situações de tentação. É melhor correr da tentação do que ser atropelado por ela.
Leia Gênesis 3.1-4

domingo, 1 de março de 2015

Faça a Coisa Certa

Novidade! O Faça a Coisa Certa vai te ajudar a desenvolver seu caráter cristão fazendo sempre as escolhas certas. De acordo com os personagens bíblicos, você terá uma vida espiritual correta.


A Criação

"Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados;de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" Hebreus 11.3
A criação, segundo a Bíblia, foi um ato voluntário, gracioso, soberano e intencional do Deus Todo-Poderoso e eterno.
"No princípio, quando Deus criou o céu e a terra," Gênesis 1.1
A terra, os céus, as galáxias,o sol, a lua os animais, os vegetais, o ser humano e tudo mais são resultados de um ato voluntário e criativo de Deus.
" Tu és o Senhor e não há outro. Foste tu que fizeste o céu e o mais alto dos céus, com todas as estrelas ;fizeste a terra e tudo o que nela existe, os mares e o que eles contêm. És tu que dás a vida a todas as coisas. Adoram-te as estrelas do céu." Neemias 9.6

De acordo com a Bíblia o ato criativo de Deus se concretizou por meio de sua palavra; Ele disse e tudo se fez. O ser humano diferente de tudo que foi criado, possui uma particularidade; foi feito a imagem e semelhança de Deus. A imagem de Deus no homem significa a imagem espiritual e moral. Entretanto com a entrada do pecado no mundo, a imagem de Deus no homem foi corrompida.
O Deus da Bíblia é onisciente - conhece todas as coisas, sua inteligência é infinita e somente a partir dEle a criação faz sentido. O Universo, a vida e o homem só são realidades porque o Deus Todo-Poderoso, eterno e inteligente os criou conforme sua boa vontade, e não somente isso mas também os sustenta cuidadosamente.
"A tua justiça é firme como as grandes montanhas,e os teus julgamentos são profundos como o mar. Ó Senhor Deus, tu cuidas das pessoas e dos animais." Salmos 36.6
Fomos feitos por Deus e para Deus. Fomos criados para amá-lo, glorificá-lo, honrá-lo e cumprir sua vontade.
"Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!" Romanos 11.36
Precisamos honrar a deus em todas as esferas de nossa vida, quer seja no trabalho, na escola, na família, na igreja, em nossa relação com o meio ambiente ou na sociedade como um todo.
Cuide da boa criação de Deus e seja um administrador fiel daquilo que Deus colocou sob sua responsabilidade
Leia Gênesis 1.1-14