segunda-feira, 13 de abril de 2015

Perigos da Mídia Eletrônica

A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. 1Coríntios 2.15
Como está a sua intimidade com a Bíblia? Para vencer os perigos da mídia, você precisa familiarizar-se com a Palavra de Deus. Ela é um manual prático de ensino moral e espiritual. Medite acerca da importância desta para sua vida. A mídia apresenta, através de suas informações, uma nova visão de undo. e pode levar as pessoas a se tornarem alheias à realidade se estas não tiverem uma visão crítica do que estão absorvendo.
A mídia cumpre seu papel social de tornar a sociedade informada. Entretanto, ela funciona também como formadora de opinião.
Precisamos ter cuidado para não deixarmos que ela tenha controle sobre nossa vida.
Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize. 1Coríntios 6.12
A televisão tem livre acesso nos lares. Infelizmente, ela entra como intrusa, sem pedir licença e, pouco a pouco,  torna-se "dona" da casa, passando a comandar a vida familiar. A maioria das pessoas não estabelece limites, deixando-a totalmente livre para impor normas e costumes diferentes do padrão familiar bíblico-cristão, antes estabelecido no lar. Em muitas famílias já não existe mais tempo para o diálogo.
Serei honesto em tudo o que fizer. Quando virás para te encontrares comigo? Viverei uma vida correta na minha casa e não deixarei que entre nela nenhum mal. Eu detesto as ações daqueles que se afastam de Deus e não tomarei parte nos seus pecados. Salmos 101.2,3
Vejamos alguns cuidados que, como cristãos, devemos ter:

  • Visão Crítica: Não confie em tudo o que a mídia expõe. Confronte tudo com a Palra de deus a fim de averiguar se tais interesses são, ou não, condizentes com os princípios bíblicos. A Bíblia é a fonte de informação mais segura e confiável.
  • Discernimento Espiritual: Procure conhecer o que está por trás de determinada apresentação, e, se convém utilizarmos nosso tempo para assiti-la.
  • Administração do Tempo: É fundamental aprendermos a ter uma vida bem disciplinada. Não devemos  deixar que a televisão, ou outro meio de comunicação, prejudique a vida devocional e a adoração a Deus. Portanto, organize-se e estabeleça um tempo para cada coisa.
Precisamos de sabedoria e equilíbrio para utilizar os meios de comunicação  sem deixá-los causar danos à nossa vida espiritual.
Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Efésios 5.15,16
Leia Tito 1.9-16; 1Coríntios 2.9-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou!